Primeiros Passos

Olá! Bem vindo ao Dinheiro Web!

Esta é uma página que criei pensando em você, que pretende ter seu próprio blog ou site, para ganhar dinheiro com ele ou não, mas pretende fazer algo de qualidade! Esta página servirá de guia para te levar diretamente aos conteúdos que trazem conhecimentos básicos e indispensáveis para quem pretende ter um blog de qualidade.

Inicialmente você que pretende criar seu primeiro blog, deve pensar sobre o que será seu blog. Se ele será um Blog de Nicho ou se será um Blog de Variedades. Para poder tomar outras decisões importantes na implementação de seu blog. Então eu recomendo fortemente que leia os dois artigos para poder se decidir, para então retornar a esta página e continuar seus estudos.

Plataforma

Agora que escolheu o foco de seu blog, também se deve pensar em que plataforma fará seu blog, pois existem várias plataformas gratuitas como por exemplo:

Blogger.com

Para quem está iniciando é a plataforma mais recomendada, pois mesmo com conhecimentos mínimos é capaz de fazer um blog de boa qualidade. Realmente muito fácil de criar e gerenciar.

E para usuários intermediários também oferece bons recursos de otimização editando o HTML e customização do template, assim atingindo um nível mais profissional. Ainda tem uma grande vantagem de ter uma fácil integração de blocos de anúncios do Google Adsense.

Para saber mais sobre esta plataforma leia: Como criar um blog no Blogger?

WordPress.com

Blog de hospedagem gratuita em plataforma WordPress, não é tão simples como a plataforma Blogger, entretanto oferece recursos bastante superiores, de forma a tornar a otimização a nível de SEO bastante mais simples.

WordPress mesmo em sua versão gratuita é sem dúvida uma plataforma mais profissional, até mesmo seus templates são mais funcionais na minha opinião. Mas com a desvantagem de não poder ser monetizado com anúncios.

Para saber mais sobre esta plataforma leia: Como criar um blog no WordPress.com?

WordPress.org

Esta é a plataforma que considero mais adequada para se trabalhar com profissionalismo, tanto que em breve estarei migrando este blog para uma plataforma wordpress.org.

Ela requer um pouco mais de conhecimentos para ser instalada, sim ela precisa ser instalada em um servidor. Com ela você terá todos os recursos do wordpress.com e mais algumas possibilidades que são trazidas pelos plugins e a possibilidade de poder monetizar seu site com anúncios de programas de afiliados como Google Adsense.

Para instalar esta plataforma você precisa adquirir um domínio (.com.br  , .com , .net , .info) e uma hospedagem em um serviço de host.

Para saber mais sobre esta plataforma leia: [Em breve]

Penzu.com

Uma plataforma ainda Beta, porém bastante interessante do ponto de vista de que nela você tem  a possibilidade de escrever seus artigos e os manter com senha, e ir editando até que estejam prontos para serem publicados.

Muito simples e fácil de utilizar, ideal para diários online.

Monetizar ou não?

Esta é uma dúvida comum de todo blogueiro iniciante. Se deve ou não monetizar seu blog, se deve ou não ganhar dinheiro com seus artigos. Bem, esta resposta não sou eu que tenho que te dar, o que eu posso fazer é apenas colocar o meu ponto de vista sobre isso.

Para mim, todo trabalho deve ser remunerado, mesmo que você sinta prazer fazendo um trabalho, existe todo um esforço e gasto de tempo para que algo se concretize. E com blogs não é diferente, para se ter um blog atualizado constantemente, com artigos de qualidade é preciso um grande empenho, muitas horas de dedicação, portanto nada mais merecido do que ganhar algo com isso, nem que seja algum dinheirinho extra no fim do mês.

Eu particularmente decidi me tornar um ProBlogger (blogueiro profissional), ou seja, vivo dos ganhos auferidos com meus projetos na internet. E isso demanda muitas horas por dia, algo em torno de no mínimo 10 horas/dia, e já teve dias de eu passar 16 horas trabalhando. Mas todos sabemos que qualquer negócio no início é difícil e sacrificado, mas vale a pena.
Criei esta parte da página apenas para esclarecer de que é perfeitamente possível ganhar dinheiro com seu blog, apenas com seus artigos e programas de afiliados, e que não há nada de errado nisso. Existem golpes na internet? Sim, infelizmente existem golpes em qualquer lugar, portanto cuidado com promessas de ganhos fáceis e rápidos.

Continua...