terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Trabalhando sombras no Photoshop 1


Sabemos que o Photoshop possui muitas funcionalidades, e costumamos trabalhar bastante para aprender a utilizar recursos mais avançados, para assim poder produzir imagens mais profissionais, com uma qualidade visual mais impactante.

Mas há recursos que são extremamente simples e que podem ser bem aproveitados para os mais variados fins no tratamento de imagens, hoje vou falar um pouco sobre as sombras.

Existem duas sombras no Photoshop Inner Shadow e Drop Shadow. As configurações para ambas são feitas da mesma maneira, o que as difere é que cada uma projeta a sombra para um “lado”, onde Drop Shadow projeta a sombra abaixo do objeto, e Inner Shadow projeta a sombra à frente do objeto, causando a impressão de que o objeto “afundou”.

Veja abaixo alguma das alternativas que temos apenas com Drop Shadow.



1 – Uma sombra menor, bem delineada e próxima ao objeto.

2 – Uma sombra já um pouco maior, e um pouco mais distante do objeto.

3 – Uma sombra ainda próxima ao objeto mas bastante difusa.

4 – Uma sombra próxima ao objeto e robusta.

5 – Uma sombra delineada como a N° 2, porém bem distante do objeto.

Algumas utilidades práticas para sombras.

Vamos colocar uma questão para trabalharmos encima. Supondo que você queira por algum motivo trabalhar com letras amarelas em um fundo branco, ou pior ainda, letras amarelas em um fundo amarelo, exatamente da mesma com.

Veja ao lado como ficariam suas letras amarelas em um fundo brando.

Utilizei as iniciais do site Dinheiro Web para exemplificar. Note como força a vista para visualizar adequadamente as letras.

Fica realmente ridículo antiestético, desta maneira, e não passa nem um pouco de profissionalismo. Pois além de não ter nenhum “adicional” nestas letras, ainda estão com cores muito pouco contrastantes.

 
Aqui eu já utilizei o recurso Drop Shadow, com uma configuração bastante simples, sem me preocupar muito com a distância ou delineamento da sombra.

Mas mesmo assim, já podemos ver uma enorme diferença. As letras já se destacam e não precisamos forçar tanto a vista, conseguimos facilmente distinguir as letras do plano de fundo. O que já trás um diferencial importante para nosso trabalho.

Neste exemplo eu utilizei o recurso Inner Shadow, e podemos notar que destacou bastante a imagem, ficando apenas algumas pequenas áreas da imagem ainda um pouco mau delineadas.

Mas este recurso trás um efeito interessante que é causar a impressão de que as letras estão “entalhadas” em uma superfície. Este efeito em imagens mais trabalhadas trás resultados fantásticos.

Repare que neste caso a imagem é bastante parecida com a anterior, com a diferença sutil de que ela está muito mais fácil de ser visualizada e não cansa a vista.

Para produzir este efeito eu utilizei o mesmo efeito Inner Shadow da imagem anterior, mas acrescentei um efeito com um Drop Shadow bem sutil, que me permitiu delinear os contornos das letras sem perder em nada sua estética. Muito pelo contrário, ficaram mais chamativas do que na imagem anterior, e com apenas um efeito quase imperceptível!

 
Repare o quanto esses efeitos simples do Photoshop são poderosos, agora eu utilizei exatamente os mesmo efeitos da imagem anterior, e consegui escrever com letras amarelas em um fundo amarelo!

Veja que não força a vista e são perfeitamente legíveis, isso sem falar que da realmente um toque de profissionalismo a seu trabalho. Mostrando para seus clientes que você possui experiência e capacidade para atender às expectativas que ele possa ter, tanto para fazer um site, logo, banner, imagens para newsletter, etc.

Esta imagem eu coloquei apenas para ilustrar o que estou falando, que é perfeitamente possível trabalhar com cores diversas.

Aqui eu trabalhei com letras brancas em um fundo amarelo, o que na verdade não muda em nada, o fundo poderia ser de qualquer outra cor, pois as letras estão perfeitamente delineadas, o que facilita muito sua leitura.

Este artigo foi feito para apresentar estes recursos, dentro de poucos dias estarei disponibilizando o segundo artigo, onde mostrarei como usar essas sombras e como configurá-las adequadamente!

Você da importância a esses recursos simples do Photoshop?

Nenhum comentário:

Postar um comentário